Moradores do Rebouças, perto da Arena da Baixada, ficaram surpresos com a atitude de policiais militares da 5.ª Companhia do 12.º Batalhão da Polícia Militar, instalado na Praça Afonso Botelho.

continua após a publicidade

Alguns dos policiais, sem motivos aparentes, colocaram rodas cromadas na viatura 7470. Os equipamentos deram ao veículo a aparência de um carro “tunado” (modificado) e virou a sensação no bairro. Populares a fotografaram, filmaram e postaram imagens no YouTube (site da internet).

A viatura ficou em torno de dez dias na companhia, até ser descoberta pelo comando e voltar a ter as rodas originais. Para policiais lotados naquela unidade, a colocação das rodas foi de mau gosto e confirmaram que o carro foi a “atração” do bairro. O vídeo que estava na internet foi retirado do ar.

Excesso

Segundo os policiais, a companhia tem três viaturas, mas não há efetivo para usá-las. Uma das razões, explicaram os policiais, é que muitos foram para grupos de elite, o que diminuiu o número de homens que atendem ocorrências cotidianas.

continua após a publicidade

A assessoria de imprensa do Comando Geral da PM informou que o policial que colocou as rodas foi punido “exemplarmente”. Também avisou que o coronel Roberto Rueda Strogenski, comandante do batalhão, não irá se pronunciar sobre o caso. Na semana passada, imagens flagraram PMs acelerando e freando uma viatura, como se participassem de um “arrancadão”, em plena via pública.