Fotos: Átila Alberti/Tribuna

Pedro Facho (detalhe) quebrou tudo com marreta.

continua após a publicidade

O vereador Pedro Proença dos Santos (PT), mais conhecido como Pedro Facho, invadiu a Câmara de Rio Branco do Sul, às 14h20 de ontem, aos gritos de ?sai da minha frente! Eu vou passar!? e depredou parte das instalações.

Pedro Facho amarrou uma corrente no portão da Câmara e, com a ajuda de uma caminhonete, dirigida por outra pessoa, supostamente seu filho, o arrancou. Na seqüência, com uma marreta, derrubou a porta de entrada do prédio e quebrou os móveis da sala de recepção. Ainda insatisfeito, o vereador destruiu a porta do seu próprio gabinete, revirou a sala e saiu, levando alguns arquivos debaixo do braço.

O detalhe é que o arrombador, por ser vereador, tinha as chaves das portas que derrubou. O caso foi parar na delegacia e foi aberto inquérito policial por danos a bens públicos.

Pelo fato de os vereadores estarem em recesso, apenas duas pessoas estavam na Câmara, no momento do ataque: o diretor-geral, Pedro Aparício Oliveira, e o diretor financeiro, Joel Stresser. Nenhum foi agredido durante os atos de vandalismo de Pedro Facho. ?O vereador estava completamente transtornado. Depois da invasão, ele foi embora na Toyota?, disse o diretor-geral.

Reincidente

continua após a publicidade

O motivo da violência de Pedro Facho ainda é desconhecido, porém, essa não foi a primeira vez que o vereador criou confusão na Câmara. ?Ele já foi responsável por uma briga em uma sessão plenária, em novembro de 2005?, contou o diretor-geral. Há dois anos como vereador, este é o primeiro mandato de Pedro Facho, único representante do PT na Câmara. De acordo com o empresário Ari Júnior, amigo de militantes do PT, ?ninguém sabe o porquê dessa revolta, nem mesmo o pessoal ligado ao partido. Foram necessários 25 anos para o PT eleger um vereador em Rio Branco do Sul e ele faz uma palhaçada dessas?, reclamou.