O aumento do número de assaltos e invasões à estações tubo e ônibus na cidade de Curitiba fez com que fosse apresentada à Prefeitura, pelo vereador Rogério Campos (PSC), um projeto de instalação de módulos da Guarda Municipal em todos os terminais de ônibus da cidade.
“A ideia é coibir a criminalidade nos terminais e nos ônibus, e a presença constante da Guarda Municipal nestes espaços produziria efeitos imediatos”, destaca o vereador.
Além dessa sugestão, o vereador também propôs a criação de um serviço reservado da Guarda Municipal, para atender exclusivamente o transporte coletivo. “Esse serviço inibiria o vandalismo e depredação de bens públicos como pichações e quebra de vidros, cuja pena é de detenção de seis meses a três anos conforme prevê o artigo 163 do Código Penal”, aponta Rogerio Campos.
“Hoje cobradores, motoristas e seus familiares vivem com medo, pois a qualquer momento, estes profissionais podem sair de casa para trabalhar e não mais voltar”, observa o vereador.
Para ele é necessário que se desenvolvam novas ações para identificar e posteriormente efetuar a prisão dos infratores, e as sugestões formuladas buscam atender essas demandas. “O controle dos prejuízos decorrentes de vandalismo poderia até resultar numa diminuição do valor da tarifa, haja vista que gastos com depredações são repassados para os usuários”, frisa o parlamentar.