O vereador Emerson Rodrigues do Prado foi detido na noite de domingo, após envolver-se em um acidente de trânsito, na Avenida Prefeito Maurício Fruet, no Cajuru. Ele apresentava sinais de embriaguez e recusou-se a fazer o teste do bafômetro.
Levado para a Delegacia de Delitos de Trânsito (Dedetran), o vereador foi indiciado por embriaguez ao volante, crime previsto no artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro, com pena de 6 meses a 3 anos de detenção, além de multa e suspensão da carteira de motorista.
De acordo com o delegado Armando Braga, do Dedetran, o acidente aconteceu por volta das 19h30, quando o vereador que conduzia um Gol bateu na traseira de outro veículo. Ninguém ficou ferido.
Policiais militares do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) atenderam a ocorrência e tentaram fazer o teste do bafômetro em Emerson, porém o vereador se recusou.
Na delegacia, ele novamente se negou a fazer o exame de dosagem alcoólica. “Isso é perfeitamente legal, ninguém é obrigado a constituir prova contra si mesmo”, disse o delegado.
“Porém, os policiais trouxeram um auto de constatação, que descreve sinais de embriaguez em Emerson, como hálito etílico e olhos avermelhados.” A partir desse laudo que, segundo o delegado, também é aceito como prova, o vereador foi indiciado.
Compromissos
O vereador lamentou o ocorrido e assumiu que estava errado. “Foi um pequeno acidente, como vários que acontecem todos os dias na Capital”, disse. No entanto, ele afirmou que em nenhum momento ingeriu bebida alcoólica.
“Passei o dia inteiro trabalhando, desde as 8h da manhã. À tarde, participei de uma posse e tem até foto onde eu apareço tomando refrigerante. Se soubesse que ia dar tanta repercussão, tinha feito o bafômetro”, disse.
Prado disse que depois do acidente não se identificou como vereador. Ele deveria ter comparecido ontem pela manhã na delegacia, mas justificou dizendo que foi submetido a uma bateria de exames por causa do acidente. Ele afirmou que deve se apresentar na tarde de hoje.