Um vazamento de gás foi a causa do incêndio que ocorreu no Condomínio Residencial Village São Francisco, na manhã de segunda-feira, em Foz do Iguaçu. O peritos do Instituto de Criminalística (IC) de Curitiba participaram da inspeção, ontem pela manhã, e detectaram o motivo do sinistro. Os moradores do apartamento usavam um botijão de gás pequeno, também conhecido como “liquinho”, além do botijão de tamanho normal ligado à central de tubulação do edifício. O vazamento, seguido da explosão do “liquinho” teria causado o incêndio.
“Acredito que até amanhã os peritos possam apresentar um relatório final sobre o acidente e os danos causados na estrutura do edifício”, informou o chefe da Divisão do Interior da Polícia Técnica do IC em Curitiba, Geraldo Gonçalves Dias. Os trabalhos no local devem prosseguir ainda hoje.
Outro ponto verificado durante a vistoria dos peritos foi a falta de água no hidrante do edifício ao lado do bloco 6, impedindo uma ação mais concreta do Corpo de Bombeiros (CB). O prédio já havia sido reprovado na última vistoria, realizada há um ano, por não disponibilizar equipamentos contra incêndio, como mangueira, hidrante, extintores e sinalizadores de incêndio.
Vencidos
O CB afirma ter identificado que todos os extintores do prédio estão vencidos há um ano e meio. O comando ainda informou que vistorias feitas em 1998, 2000 e 2001 apontaram mais de 30 falhas no sistema de prevenção de incêndios do edifício. Entre os pontos verificados, as mangueiras de combate ao fogo não tinham encaixe e os registros dos hidrantes estavam fechados. Os problemas teriam dificultado o trabalho dos bombeiros.
O diretor do IC em Curitiba, Ari Ferreira Fontes e o engenheiro civil Ereni Sierakowski foram até Foz para realizar a inspeção no prédio afetado.
Na parte da tarde, os exames referentes aos danos causados no prédio continuaram. “Ainda ontem foi realizada uma reunião com os moradores do condomínio, com o CB e com a Polícia Civil sobre os problemas que ocasionaram o incêndio. Algumas providências sobre o acidente deverão ser tomadas, mas isso já não cabe aos peritos, e sim à polícia”, disse Geraldo.
Fogo
Às 9h30 de segunda-feira, um incêndio tomou conta do apartamento 702 do bloco 6 Solar das Violetas , do Condomínio Residencial Village São Francisco, no centro de Foz do Iguaçu. O casal de sul-coreanos radicados no Brasil, Kyung Mo, de 73 anos e Hui Yeon, de 66 anos, morreram carbonizados. O CB conseguiu controlar o fogo mais de uma hora depois do início do incêndio.