Pela oitava vez nos últimos dois anos, a Escola Municipal Rudi, no bairro Guarituba, em Piraquara, foi invadida por vândalos durante o final de semana. Dessa vez, os marginais não se contentaram em sujar a escola com necessidades fisiológicas. Eles entraram na secretaria da escola e roubaram equipamentos de apoio para as aulas, como DVD, vídeo e material pedagógico.
?Nem as torneiras foram poupadas. Como não tínhamos água, tivemos que suspender as aulas?, diz a diretora da escola, Cristiane Luvizotto.
Ela diz que a ação dos vândalos tem sido comum no bairro e que várias reclamações já foram feitas, sem sucesso. ?O problema é que há dois anos faltam vigias para os finais de semana. E como há mudanças constantes na Secretaria Municipal da Educação, o problema não se resolve?, diz Cristiane.
Segundo a atual secretária da Educação, Juliana Heleno, que assumiu o cargo há dois meses, a falta de vigias não se restringe às 34 escolas municipais. ?Estamos cientes do problema e vamos realizar um concurso no próximo mês, pois há 20 profissionais afastados por licença médica?, diz.
O vigia da Escola Rudi, coincidentemente, faltou no serviço por problemas médicos e não foi substituído. Porém os vigias que serão contratados não vão, necessariamente, trabalhar nas escolas. ?Eles farão parte do quadro da Prefeitura. Para as escolas, estamos planejando a implantação de segurança eletrônica, que deve afugentar os vândalos?. A previsão é de que a empresa de monitoramento seja contratada em meados do próximo ano, após uma licitação que ainda não foi realizada.