Ao verificar pessoalmente uma discussão que acontecia perto de sua residência, no início da noite de sábado (26), Rafael Ramos dos Santos, 21 anos, foi escolhido como o segundo alvo dos atiradores. Ele e Jackson Gasparin Felipe, 22, morreram na hora. Apesar de terem sido mortos juntos, ao que tudo indica, não há relação entre as duas vítimas.
Pouco antes das 20h, um grupo de pessoas discutia na Rua Isidoro Wosch, no Santa Cândida. Entre elas estava Jackson. Familiares dele contaram para a equipe da Delegacia de Homicídios que ele era usuário de drogas há dez anos e estava solto há apenas um mês. Ele já foi preso em agosto do ano passado e em fevereiro deste ano por crimes de furto.
Rafael estava em casa e ouviu a confusão. Ele decidiu ir até o grupo para saber o que estava acontecendo e acabou baleado juntamente com Jackson. As testemunhas e os atiradores fugiram. Rafael, mesmo ferido, tentou correr de volta para casa, mas tombou morto no caminho. Familiares dele contaram para a polícia que ele era trabalhador e não tinha envolvimento com drogas ou com a criminalidade. Morreu apenas por conta de sua curiosidade.