Nova modalidade de seqüestro foi descoberta por policiais da Delegacia de São José dos Pinhais. Traficantes mantêm usuários de drogas reféns e pedem resgate para a família ou roubam o viciado. Acusado de ser um dos autores do crime, Edson Luiz da Cruz, o ?Lambe?, 21 anos, trocou tiros com os policiais. Ele foi ferido nas pernas com uma rajada de metralhadora. ?Lambe? foi encaminhado pelos policiais ao Hospital Cajuru, onde permanecia internado até a tarde de ontem, sob escolta policial.
O delegado Paulo Roberto da Silveira, titular da delegacia, contou que na sexta-feira da semana passada, um rapaz, de 20 anos, desapareceu com sua motocicleta. Preocupados, seus familiares registraram o sumiço e espalharam cartazes pela cidade com a foto do jovem. Na segunda-feira, o pai do rapaz recebeu um telefonema de um traficante. ?Ele alegava que estava com o usuário, porque ele não tinha pago uma dívida de drogas e pediu o resgate?, contou o delegado. O pai pagou a quantia exigida. No mesmo dia, o rapaz foi liberado, mas o traficante reteve a motocicleta.
Bacanas
Durante as investigações, a polícia identificou Edson como sendo o homem que vendia drogas e, quando a situação financeira da família do viciado era boa, ele mantinha o usuário em cárcere privado e extorquia a família. ?Descobrimos também que, no sábado, um casal de namorados foi até o Quississana comprar drogas, usando um Golf. O traficante dominou os dois e ordenou que o rapaz fosse buscar dinheiro. Enquanto isso, ficaram com a moça?, relatou o superintendente Altair Ferreira.
Ele disse que a casa, na Rua Domingos Xavier, era usada como cativeiro. ?Acreditamos que tenha outras vítimas. Porém, elas não procuram a polícia por vergonha de seus parentes serem usuários de drogas?, disse o superintendente. Altair acredita que Edson vende drogas desde o ano passado, quando fugiu da Colônia Penal Agrícola, em 1.º de novembro, onde estava preso por roubo desde 2005.