Varredura em três penitenciárias descobriu um túnel e recolheu algemas, celulares e drogas, além de armas improvisadas. O buraco foi aberto no terceiro cubículo da 7.ª galeria da Penitenciária Estadual de Piraquara I (PEP I). “Acreditamos que o preso passou a noite cavando, cerca de 12 horas, porém não obteve êxito na fuga”, avaliou o cabo Gilmar Coelho Duarte, auxiliar de comunicação do Batalhão de Polícia de Guarda (BPGd).
A Operação Pente-Fino foi feita por agentes do Departamento de Execução Penal (Depen) e policiais militares do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e do BPGd, também na Penitenciária Central do Estado (PCE) e na Penitenciária Estadual de Ponta Grossa (PEPG). As ações foram desencadeadas simultaneamente nas duas penitenciárias de Piraquara, para verificar a estrutura física, identificar problemas em paredes, tetos, camas, janelas e portões e procurar objetos e produtos proibidos em estabelecimentos penais.
PEP
Divulgação/BPGd |
---|
Maior parte do material foi encontrado na PEP. Veja na galeria de fotos as penitenciárias. |
A maior parte do material apreendido estava na PEP I, onde foram encontradas pequenas quantidades de maconha e crack, dois aparelhos celulares, quatro algemas, chaves mixas. As algemas estavam escondidas em um buraco ao lado da privada de uma das celas. A unidade tem 680 vagas e abriga 657 presos. Esta é a segunda varredura na PEP I em um mês. Dias antes do Natal, logo após mudança na direção do Depen, a unidade passou por operação rigorosa dessa natureza.
Na PCE, que é o maior estabelecimento penitenciário do Paraná, com 1.480 vagas e mantém 1.462 presos, foram encontrados alguns estoques (armas improvisadas). Já na PEPG, unidade com 432 vagas e 432 presos, não houve nenhuma ocorrência. O diretor do Depen, Cezinando Paredes disse que vistorias completas serão rotina. “Vamos fazer uma rigorosa investigação para apurar e punir os responsáveis pela entrada desses materiais nas unidades. O mesmo rigor haverá em relação ao preso”, afirmou Cezinando.
Veja na galeria de fotos as penitenciárias.