Carga pesada

Tudo irregular: Polícia apreende 2 mil quilos de fogos de artifício

Policiais da Delegacia de Explosivos, Armas e Munições (DEAM) apreenderam na última terça-feira (11) cerca de dois mil quilos de fogos de artifícios em situação irregular e grande quantidade de cerol. As apreensões foram em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, e no Pinheirinho, em Curitiba.

Em Pinhais foram apreendidos linhas, colas, uma máquina para enrolar as linhas já prontas, carretéis de vários tamanhos, aproximadamente 15 quilos de pó para a preparação do cerol. Os policiais também encontraram fogos de artifício que eram vendidos sem autorização.

Já no Pinheirinho, em Curitiba, os investigadores encontraram dentro de um comércio que não tinha alvará, um depósito com cerca de duas toneladas de fogos de artifício. Segundo a polícia, os fogos foram apreendidos e colocados em um espaço na própria loja. “O espaço foi lacrado e só a Justiça decide o que vai acontecer com os fogos”, explicou o delegado Vinicius Borges Martins.

Segundo o delegado, em um mês, foram quatro locais fechados pelo mesmo motivo: venda de fogos de artifício sem liberação. Ao todo, as apreensões chegam a 6 toneladas de material ilegal. “O que nós queremos agora é que a Justiça não devolva esse material apreendido aos donos e sim que nos libere a destruir tudo”, disse.

Conforme explicou Vinicius Borges, não é todo comércio que pode armazenar e vender fogos de artifício. “Fogos de artifício devem ser vendidos, exclusivamente, em lojas específicas. Isso significa que um mercado, por exemplo, não pode vender”.

Além da necessidade da separação do material, pelo risco que representa, o delegado também reforçou que as lojas precisam de autorização para atuar. Segundo o delegado, embora exija um pouco de tempo dos comerciantes, a documentação não é algo difícil de se conseguir.

“As empresas devem ter a liberação junto aos órgãos públicos e passar por vistorias do Corpo de Bombeiros”, explicou. A população pode denunciar as empresas que trabalham sem autorização através do 3883-7131.