João de Noronha |
Notícia chega ao delegado, por torpedo. |
Um arrebatamento de presos ocorreu na manhã de ontem, por volta de 10h15, em Fazenda Rio Grande, resultando na evasão de 31 detentos. Antônio da Rocha, delegado local, conta que três indivíduos entraram na delegacia com a desculpa de entregar uma refeição a Eduardo Luiz Pereira. Ao colocar as sacolas no chão, para passar o detector de metais, o plantonista foi rendido com uma pistola nove milímetros, sendo obrigado a abrir a carceragem. Dos 31 evadidos, três foram recapturados: Aguinaldo Carvalho (preso por roubo), Rubens Antônio Colaço e Rubiano Rodrigues Ferreira, estes presos por tráfico de drogas.
O trio, composto por dois maiores e um adolescente, levou o revólver calibre 38 do policial, além do detector de metais e o rádio transmissor portátil da delegacia. Trancado em uma cela, o investigador conseguiu esconder um outro celular que tinha consigo e através dele pediu ajuda. Ele foi libertado pelo funcionário de uma funerária situada em frente à delegacia, que viu tudo acontecer. O Palio prata placa ADQ-2010, tomado em assalto próximo ao aeroporto, em São José dos Pinhais, foi identificado em frente à delegacia dando cobertura aos bandidos.
Aproveitando-se da situação, outros 28 presos se evadiram. São eles: Adriano de Paula, Adriano Ferreira Barreto, Afonso Luchetemberg, Alex de Oliveira Chaves, André Ricardo Buchanelli, Armando Silveira de Carvalho Júnior, Cláudio de Oliveira, Edenilson Lemes Mayer, Edionei Sales, Eduardo dos Santos Padilha, Ezequiel Rodrigues da Silva, Franklin Zacarias Rofino, Israel de Abreu, Jeferson de Lima da Silva, Jeferson Roberto Kluger, Jhony Fernando de Jesus, Jorge Oliveira Fernandes, José Carlos de Oliveira, José Lúcio Komandoski, Marcelo Venâncio Dias, Márcio Venâncio Dias, Marcos Shiminoski, Paulo Augusto Oliveira Moreira, Reni Cesar Pereira, Sidenei Mendes Lemos, Sidnei A. Nascimento e Thiago Martins Moreira. A maioria, considerada perigosa, estava detida por roubo, delito mais comum da região de Fazenda Rio Grande. Segundo o delegado, os outros 28 presos, de um total de 59, não saíram porque não quiseram.
Lotação
O delegado Rocha contou que há quatro meses vinha tentando transferir o preso Eduardo, pivô da evasão, para a delegacia de São José dos Pinhais, já que ele teria cometido o crime naquele município. O irmão dele, Tiago Pereira, está recolhido na carceragem de São José, e ontem a polícia comentou a possibilidade da quadrilha também tentar resgatar este detento. Tiago é apontado como autor de oito assassinatos e ele e seu irmão são acusados de matar todas as testemunhas de um crime que cometeram e, pela falta de provas, foram absolvidos, de acordo com informações dos policiais.
No último 26 de julho, outra fuga ocorreu na delegacia de Fazenda Rio Grande, quando dois presos escalaram uma "teresa" (corda feita de panos), e saíram por um buraco feito no solário. Esse ano outras três tentativas também já foram frustradas pelos plantonistas de Fazenda Rio Grande.