Operação conjunta entre as polícias Civil e Militar de Rio Branco do Sul e Itaperuçu, realizada na quinta-feira, resultou na detenção de três indivíduos, dois deles adolescentes, que eram procurados por homicídio. Fábio Marcos Bonfim, 22 anos, é apontado como autor de um assassinato em Itaperuçu e de um latrocínio (roubo seguido de morte) em Araquari (SC). Na manhã de ontem, inclusive, ele foi recambiado ao estado vizinho para responder pelo crime qual é acusado.

continua após a publicidade

De acordo com o superintendente Manoel Mendes, da delegacia de Rio Branco do Sul, em 20 de novembro de 2005 Fábio e um adolescente mataram Claudenir Maia a tiros, em frente a casa dele, em Itaperuçu. O motivo seria uma rixa antiga. Depois do assassinato, o adolescente permaneceu na cidade enquanto Fábio e seu irmão -também menor (17 anos) -fugiram para Araquari, em Santa Catarina, para a casa de um tio.

Permaneceram por lá até 29 de janeiro deste ano, quando resolveram retornar para o Paraná. Para isso, os irmãos roubaram uma motocicleta.Entretanto, o proprietário do veículo reagiu ao assalto e foi espancado até a morte. Os golpes contra a vítima foram aplicados com o próprio capacete. De acordo com os policiais de Santa Catarina, o local onde aconteceu o latrocínio é região rural e um dos poucos veículos existentes na região era a motocicleta da vítima. O crime aconteceu à noite quando o motoqueiro se deslocava para o trabalho.

Após utilizarem a motocicleta para regressar a Rio Branco do Sul, o veículo foi jogado no Rio Açungui, que cruza a região.

continua após a publicidade

Mais dois fora de circulação

Policiais de São José dos Pinhais também identificaram e prenderam dois autores de homicídios. Marcos Fabrício Pereira de Paula, o "Pilha", 21 anos, teve a prisão preventiva cumprida e ainda foi autuado por tráfico de drogas pelo delegado Paulo Silveira, titular da DP local. Ezequiel Sutil dos Santos, 19, estava de posse de uma motocicleta roubada quando foi preso.

continua após a publicidade

"Pilha" é apontado como autor do assassinato de Marcos Roberto Gomes, 30, fato ocorrido no bairro Afonso Pena (naquele município), na madrugada de 7 de janeiro. O acusado nega envolvimento no delito, porém foi reconhecido por testemunhas. O motivo seria dívida por droga. Quando preso, "Pilha" estava com uma porção de cocaína.

Ezequiel foi capturado após ter sido denunciado pelo cúmplice, um menor – 17 anos – que foi preso na semana passada. Ambos são autores da morte de Daniel Correia de Oliveira, em 13 de janeiro, na Avenida Rui Barbosa, Vila Margarida.