Três jovens considerados os “justiceiros” que atormentavam os moradores do loteamento Chico Mendes, em Almirante Tamandaré, foram presos na noite de quinta-feira pela Polícia Militar.
Suspeitos de homicídios e tráfico de drogas, David Allyson Grein da Fonseca, 24 anos, apontado como o “xerife” do bando; Alessandro da Silva, 21, e Adriano da Silva Pereira, 25, impunham a própria lei à comunidade, inclusive ordenando toques de recolher para evitar que a polícia circulasse na área.
Entre as vítimas do bando está um rapaz de 22 anos que foi baleado há uma semana. A polícia já havia solicitado prisão dos “justiceiros”, que acabaram surpreendidos e capturados quando tentavam roubar o carro de um empresário, na noite de quinta-feira, antes mesmo de o mandado de prisão ser expedido pela Justiça.
“Eles diziam que tomavam conta da população, mediante ameaças e violência, impedindo a ocorrência de crimes para que a polícia não fosse chamada”, explicou o superintendente Job de Freitas, da delegacia de Almirante Tamandaré.
Atentado
Segundo ele, há 15 dias, o bando tentou matar o rapaz que conseguiu escapar de cinco tiros. Depois do atentado, a vítima fugiu do bairro. Na semana passada, retornou para ver a mãe e novamente foi alvo dos “justiceiros”.
Dessa vez, os tiros acertaram as duas pernas do rapaz, que ficou hospitalizado por três dias e está com as pernas engessadas. “O motivo do atentado não foi esclarecido, mas acredito que a vítima conhecia os três e teve algum tipo de atrito com eles. É possível que ele não tenha obedecido às ordens dadas pelo trio”, disse Job.
Diante das ameaças sofridas pela família, o delegado Antônio Macedo de Campos Júnior solicitou à Justiça a prisão preventiva dos suspeitos. David chegou a se apresentar à delegacia em companhia de seu advogado, foi ouvido e liberado.
Anteontem, os “donos do bairro” novamente ameaçaram a família do rapaz baleado. “O pai dele estava providenciando a mudança quando os “justiceiros’ invadiram a casa de arma em punho dizendo que iam matar todo mundo”, contou Job. Mal sabiam eles que iam parar na cadeia horas depois, quando foram presos após tentar roubar o Ford Fusion de um empresário.
Com o trio, foi apreendido um revólver calibre 38, aproximadamente R$ 700 em dinheiro, uma balança de precisão e materiais de construção de procedência incerta.
Nenhuma droga foi localizada com eles, porém há informações de que estão envolvidos com o tráfico, sendo este o principal motivo para que mantivessem a polícia afastada da região. O trio foi preso em flagrante por porte ilegal de arma, crime pelo qual já tinha antecedentes. A polícia procura agora demais integrantes do bando e apura a participação dos “justiceiros” em outros crimes.
Ciciro Back |
---|
Arma ilegal, dinheiro e balança apreendidos com os acusados. |