Trinta presos trabalharão nas ruas de Piraquara

Trinta presos da Colônia Penal Agrícola, em Piraquara -Região Metropolitana de Curitiba -, colocam em prática, a partir de amanhã, uma obrigação diferente da pena que cumprem no presídio: a de ressocialização por meio do trabalho. Através de um convênio entre a Prefeitura da cidade e a Colônia Penal, os detentos farão desde limpeza e manutenção das ruas até serviços de roçada e podas em áreas do município.

A idéia é prepará-los para a volta ao convívio social, para quando terminarem de cumprir a pena, e promover o exercício da cidadania. Os trinta nomes foram selecionados por uma comissão multidisciplinar. ?Colocá-los para interagir novamente com a sociedade promoverá a sensação de igualdade com outros cidadãos?, acredita o diretor da Colônia Penal Agrícola, Lauro Valeixo. Os presos escolhidos cumprem pena em regime semi-aberto.

Para o prefeito de Piraquara, Gabriel Samaha, o trabalho nas ruas da cidade tende a ?acabar com o estigma criado em torno do ex-detento?. ?Se a sociedade o segrega, ele pode voltar ao crime?, diz, lembrando que a idéia leva o incentivo do governo do Estado e reflete uma tendência que deve ser seguida em todo o Paraná. ?O mesmo já vem acontecendo em Pinhais?, lembra o prefeito, citando a cidade vizinha.

Os dois lados tiram vantagens do projeto. A cada três dias de trabalho, os detentos eliminam um na pena; e a Prefeitura economiza em mão-de-obra. ?Evitamos gastos com abertura de concorrência e contratação de empresa terceirizada para fazer os serviços?, acrescenta o prefeito.

Porém, segundo ele, a principal vantagem do trabalho nas ruas é promover a integração, ?até porque o presídio está aqui desde 1941 e nunca trouxe problemas à cidade, além de empregar muita gente de Piraquara. É preciso lembrar que muitos dos presos que estão aqui hoje voltarão em breve para os municípios de origem. Precisam se acostumar novamente ao convívio social?, conclui.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo