Desde o início da Operação Verão, realizada pelo Corpo de Bombeiros no litoral do Estado, três pessoas morreram afogadas nas praias do Paraná. As ocorrências aconteceram em Balneário Leblon (Pontal do Paraná), em Paranaguá e em Guaratuba. Além das três mortes, o Corpo de Bombeiros registrou, desde o dia 19 passado, 532 salvamentos a banhistas.

continua após a publicidade

Já durante a virada do ano, foram registradas 150 ocorrências de salvamento, 46 casos de crianças desaparecidas, 5.822 advertências e orientações aos banhistas, 27 casos de atendimento pré-hospitalar prestados pelas ambulâncias do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate) e 35 casos de queimaduras por águas-vivas.

De acordo com o tenente do Corpo de Bombeiros Leonardo Mendes dos Santos, essas queimaduras começaram a aumentar na passagem de 2007 para 2008. “Esses animais são comuns entre a região sul e sudeste do litoral brasileiro. Quando o banhista entra em contato com os tentáculos da água-viva, sente uma grande ardência na primeira hora mas, com o passar do tempo, essa dor tende a diminuir. Caso entrem em contato, orientamos que as pessoas não mexam na ferida e lavem o local com a própria água do mar”, ensina.

continua após a publicidade