Átila Alberti |
Lâmpada teria sobrecarregado instalações irregulares. |
Instalação elétrica irregular, conhecida como ?gato?, foi o que provocou o incêndio em três casas na invasão do Portal Irati, Santa Quitéria. O incêndio começou por volta de 2h de ontem e, mesmo com o trabalho intenso dos bombeiros a destruição foi total. Até que clareasse o dia, os moradores de uma das casas assistiram à triste cena de destruição, iluminada pelas brasas que ainda insistiam em ficar acesas. Ninguém ficou ferido.
Segundo a presidente da Associação de Moradores do Portal Irati, o fogo começou no primeiro barraco onde um homem, que morava sozinho, havia ido ao médico e deixado a luz acesa. ?Todas as casas utilizam ?gatos?, mas já temos a informação da Cohab que tudo será regularizado em breve?, contou Denise, cheia de esperança.
Ocupação
No Portal Irati, localizado entra a Rua Rezala Simão e o final da Rua Irati vivem cerca de 90 famílias. A área foi ocupada há pouco mais de dois anos. A assessoria de comunicação da Cohab informou que a situação do Portal Irati é mais complicada que outras invasões, pois o terreno pertence à Construtora Cidadela, que está em processo de falência.
Outro fator que pode atrasar a regularização é o tempo de ocupação. ?Temos um cronograma que envolve 39 áreas mais antigas. São 8.833 famílias no Terra Santa, Parolin, Vila Audi e Icaraí, além de outras invasões?, explicou a assessora.
A Cohab informou que, há 20 dias, a Prefeitura entrou com um pedido no Ministério Público para que não ocorram novas construções naquela área. Através de processo judicial solicitou levantamento do número de moradores que deve ser apresentado no prazo de 120 dias.