As escolas municipais voltaram a ser alvos de criminosos. Somente neste mês, três colégios foram arrombados. Na manhã de ontem, no CEI Bela Vista do Paraíso, na Rua Antônio Antoniacomi, no Santa Cândida, foi dada a falta de sete computadores de uma sala de aula. O furto foi praticado à noite, mas só percebido pela manhã, por funcionários.

continua após a publicidade

Os bandidos fizeram um buraco na parede da sala de informática e levaram os equipamentos. “Eles burlaram o sistema de monitoramento”, disse Cilos Roberto Vargas, diretor do Departamento de Logística da Educação, da prefeitura.

Funcionários da empresa de segurança informaram que os sensores instalados nas salas captam o movimento de pessoas, mas os bandidos passaram despercebidos.

Acredita-se que um dos ladrões tenha entrado pelo buraco e rastejado para evitar o monitoramento. Dos 18 computadores que haviam na sala de informática, sete foram furtados, provavelmente os que estavam fora do alcance do sensor.

Outros

continua após a publicidade

A mesma forma de arrombamento foi usada em outros dois colégios. Na noite de domingo, marginais invadiram a Escola Municipal Professor Guilherme Butler, na Rua Irmã Flávia Borlet, na Vila Hauer, e furtaram cinco computadores. Há cerca de 15 dias, ladrões levaram 10 desses equipamentos da Escola Municipal Lapa, na Rua Diogo Mugiati, Boqueirão.

Nos três casos, o sistema de monitoramento é o mesmo. De acordo com Cilos, medidas estão sendo tomadas, em conjunto com a Guarda Municipal e a empresa de segurança, para inibir os furtos.

continua após a publicidade

“Em 2005, tivemos um número elevado de roubos em escolas e fizemos um grande investimento na área de segurança. Nos anos seguintes, a incidência de crimes caiu a um nível baixíssimo.” As escolas são seguradas e, Cilos afirmou que já está sendo providenciada a reposição dos equipamentos roubados.