Acusado de receber o benefício do INSS em nome de uma prima, Sebastião Gonzalez Franco, 70 anos, foi preso na tarde de terça-feira, por agentes da Polícia Federal de Foz do Iguaçu e Cascavel, junto com Nair Pedon Costa, 58. O casal foi encaminhado para a 15.º Distrito Policial de Cascavel, onde foi autuado em flagrante por estelionato contra o INSS. Nair também foi enquadrada por falsidade ideológica.
O golpe foi descoberto quando uma mulher, de 67 anos, procurou o posto de benefício do INSS, em Foz do Iguaçu, para dar entrada no pedido do benefício previdenciário assistencial. Na ocasião, foi avisada que o pedido já havia sido feito e estava sendo pago na cidade de Cascavel.
De acordo com a assessoria de imprensa da Polícia Federal, o gerente do INSS acompanhou a mulher até a sede da PF de Foz do Iguaçu, onde foi registrada a ocorrência. As investigações apontaram que o casal recebia o benefício desde outubro do ano passado. Segundo a PF, Nair recebia R$ 350,00 e repassava para Sebastião. Com Nair, foi apreendida a certidão de nascimento e vários documentos em nome da vítima, além de quatro certidões de nascimentos, um atestado de óbito e uma procuração, em nome de pessoas diferentes.