TJ determina prisão do ex-deputado Custódio

A 1.ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça decidiu, por unanimidade, acatar recurso do Ministério Público do Paraná em ação penal contra o ex-deputado e ex-vereador de Curitiba, Aparecido Custódio da Silva (PFL), decretando sua prisão preventiva como garantia da ordem pública e conveniência da instrução.

Custódio responde ação penal por crime de peculato e concussão (desvio de verba pública da Câmara Municipal de Curitiba e exigências de vantagens pessoais indevidas, em razão do cargo). De acordo com o MP, entre janeiro de 1993 e março de 2000, quando exercia mandato de vereador, Custódio teria desviado total de R$ 1,59 milhões, sem correção monetária, com o recebimento de salários de funcionários fantasmas e de parte de salários de assessores e outros funcionários com cargo em comissão.

No acórdão, o Tribunal de Justiça afirma: ?A corrupção vem repercutindo de forma intensa em nosso País e reclama uma ação eficaz da justiça, para evitar que ações dessa natureza se multipliquem como vem ocorrendo. No caso vertente, há também indícios de que o recorrido procurou influenciar testemunhas, mediante empréstimo, ou mesmo orientando seus depoimentos, conforme salientou o recorrente?.

E ainda: ?Nessas condições, além da garantia da ordem pública, a prisão se justifica por conveniência da instrução criminal, sendo importante frisar que o fato de tais testemunhas não estarem mais subordinadas ao denunciado não afasta a possibilidade de que ele intimide ou procure orientá-las, dificultando a apuração da verdade?. A decisão foi publicada no Diário da Justiça, em 9 de setembro. Além dessa ação, Custódio responde a mais três ações de improbidade e a outra ação penal por desvio de verba pública.

Para Custódio, isso não passa de um fato político, criado para prejudicá-lo a poucos dias das eleições. “São pessoas de classes dominantes que não aceitam ver um operário como eu chegar onde eu cheguei”, disse.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo