Um policial civil do 11.º Distrito Policial (Cidade Industrial), que não teve o seu nome divulgado, acertou um tiro na barriga de um preso e evitou que outros 26 detentos conseguissem escapar, na manhã de ontem.
A confusão aconteceu por volta de 10h30, quando os policiais revistavam uma das 10 celas da delegacia e o preso Fabiano de Lima Silva tentou escapar. Ele investiu contra o policial, que agiu rapidamente e, com apenas um disparo, feriu o preso e conteve o grupo.
Segundo o delegado Gerson Machado, a delegacia, que tem capacidade para 45 presos, atualmente está com 174. “Esse é um problema geral. As outras delegacias onde tem xadrez estão na mesma situação”, explicou.
Mazelas
Inconformado com a situação mas sem saber o que fazer, delegado disse que o único jeito de reduzir a população carcerária é investindo em outras áreas. “Todas as mazelas da sociedade acabam aqui. Esse grande número de presos é o reflexo dos problemas que não foram resolvidos no passado”, explicou.
O superintendente Barbosa disse que durante revistas feitas em outras celas, foram encontradas serras e estoques. “Tivemos a cooperação do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), que vieram na hora do conflito e retornaram depois, no início da tarde, quando os presos tentavam arrebentar as portas do xadrez”, explicou. No final da tarde o clima era menos tenso e os policiais do Cope já haviam liberado as celas.