Mesmo sem esboçar reação, o porteiro Orlando Correia, 65 anos, morreu durante assalto a ônibus, no Sítio Cercado, na noite de domingo. Jéssica Thaiana da Silva, 18, foi baleada de raspão no braço.
O crime ocorreu por volta das 19h50, dentro da linha Bairro Novo C, quando o coletivo parava num ponto da Rua São José dos Pinhais, quase esquina com a Rua Moisés Gutzein.
No final da manhã de ontem, dois adolescentes, de 16 e 17 anos, foram apreendidos pela Polícia Militar, naquela região, e reconhecidos por testemunhas do assalto.
Segundo levantamentos da PM, Orlando esperava o ônibus junto com os adolescentes. Quando o coletivo chegou, o homem embarcou primeiro, seguido pelos dois garotos, que deram voz de assalto.
O cobrador Valdir Tomaz Rodrigues contou que os assaltantes – um deles com a arma em punho e engatilhada – mandou que ninguém olhasse em suas direções. Valdir obedeceu e entregou os R$ 93,00 que tinha no caixa.
Degraus
Em seguida, os marginais também teriam exigido que Orlando entregasse dinheiro. Mas antes que a vítima pegasse a carteira, levou um tiro. Orlando cambaleou os dois degraus da porta de entrada e tombou na calçada.
Os adolescentes desembarcaram e, quando passavam pela lateral do ônibus, deram um tiro contra uma janela. Jéssica foi atingida no braço e levada sem gravidade ao Hospital do Trabalhador.
Na manhã de ontem, policiais militares do 13.º Batalhão apreenderam os dois suspeitos, depois de receber denúncias anônimas. Eles foram encaminhados à Delegacia do Adolescente, e, segundo o tenente Edvagner, foram reconhecidos por testemunhas como autores do crime. No coletivo havia entre 30 e 40 passageiros. O assalto está sob a investigação da Delegacia de Furtos e Roubos.