A desocupação da Fazenda Santa Terezinha, em Paranapoema, no Noroeste do Estado, acabou. As cerca de 1,3 mil pessoas que ocupavam a área desde 2003 terminaram de retirar seus pertences do local na última sexta-feira, depois de fechar acordo com a Secretaria da Segurança, na última terça-feira.
O 8.º Batalhão da Polícia Militar coordenou a desocupação pacífica da fazenda. A retirada dos integrantes do movimento continuou até 22h30 da noite de sexta-feira. O prazo para saída terminava quinta-feira, mas o movimento não conseguiu desmontar todos os barracos e realizar a saída das pessoas. Policiais militares participam da ação que cumpre o mandado de reintegração de posse. Mas a Secretaria da Segurança autorizou o movimento a permanecer no local até a desocupação total da área.
O acordo entre os líderes do MST e a polícia foi fechado depois de horas de negociação. Ao todo, cerca de 1,5 mil policiais participaram da operação.
De 2003 até hoje, a Secretaria da Segurança Pública já realizou 130 desocupações de áreas invadidas no Paraná. Em todas as áreas, as desocupações foram feitas sempre de maneira pacífica e sem nenhum tipo de violência. (AEN)