Tentativa de rebelião em Almirante Tamandaré

A delegacia de Almirante Tamandaré sofreu, na manhã de ontem, uma tentativa de rebelião. O xadrez construído para 14 presos, abrigava 68 pessoas, fato que motivou a revolta. Segundo o investigador Hussein, o fato só não foi pior porque a Polícia Militar (17.º Batalhão) e o Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) chegaram rapidamente e controlaram a bagunça em menos de 20 minutos.

O investigador conta que os presos começaram um bate-grade, e, em seguida, uma quebradeira, que destruiu todas as celas. ?Mais uns 10 minutos e eles talvez conseguissem quebrar as grades e se libertar?, diz o investigador, que explicou que numa cela de nove metros quadrados vivem 20 pessoas.

Seis presos lideraram a tetativa de motim. Três deles, Ericson Roberto, Josemar Ferreira Braga e Robson Luiz Borges, serão levados ao Centro de Triagem de Piraquara, de onde serão redistribuídos a outras unidades prisionais. Os outros três comandantes da rebelião, que não tiveram seus nomes divulgados, serão levados amanhã ao Centro de Triagem.

O cabo Jaime, da Polícia Militar, conta que às 9h esteve na delegacia para atender um preso doente, que foi transportado para o corredor das celas. Uma hora mais tarde, foi acionado novamente para atender a rebelião. O cabo comentou que um outro possível motivo para a revolta era que dois presos estavam doentes e precisaram de atendimento médico. Quando a rebelião foi controlada, o Cope levou a dupla para receber atendimento médico. Porém, mais tarde o investigador Hussein explicou que os dois não estavam doentes, e sim, foram machucados durante a rebelião e levados para receber curativos. Em menos de meia hora a dupla estava de volta ao xadrez.

A delegacia, inaugurada em 1.º de outubro de 2001, já passou por alguns ?barulhos?, como dizem os moradores próximos, assustados com a movimentação policial. Além das iminentes rebeliões por causa da superlotação, o investigador Hussein conta que Almirante Tamandaré carece de mais policiamento. ?São três duplas de policiais militares para cuidar de todo o município, que tem aproximadamente 115 mil habitantes. Eles fazem milagres. E na delegacia é somente um policial para atender quase 70 presos e as demais ocorrências.?

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo