A Delegacia de Estelionato e Desvio de Cargas (DEDC) tem recuperado, mensalmente, cerca de R$ 1 milhão, em cargas roubadas ou furtadas. Esse resultado, só é possível com ajuda de rastreadores e comunicado rápido do crime.
Na semana passada, em 72 horas, policiais DEDC encontraram três cargas, avaliadas em R$ 125 mil. Os produtos eletrônicos, cigarros e estofamentos foram roubados por uma quadrilha, de pelo menos oito integrantes, que age na região metropolitana. “Temos a identificação de quatro suspeitos, com reconhecimento feito pelas vítimas”, explica o delegado Vinícius José Borges Martins.
Preferência
Vans e furgões são os principais alvos do bando. Pelos levantamentos da polícia, são em média 10 roubos por mês, apenas de cargas de cigarros, sem contabilizar as de aparelhos eletrônicos. “Integrantes da quadrilha aguardam próximos aos centros de distribuição das empresas para saber quando os veículos saem carregados”, conta Vinícius.
Segundo o delegado, a comunicação rápida do crime e o uso de rastreadores nas cargas e nos veículos ajudam na busca pelos produtos roubados e inibem a ação da quadrilha.
Tablets
Policiais também detiveram Edmilson Venâncio Ribeiro Filho, 28 anos, suspeito de vender tablets falsificados. Ele foi detido dentro do Shopping Total, Portão, na loja de venda de equipamentos eletrônicos. Foram apreendidos 30 aparelhos. Segundo o delegado Vinícius, os produtos eram de origem desconhecida e o vendedor usava etiqueta da Positivo.