Em perseguição a um táxi tomado em assalto, no Solitude, policiais militares do Regimento de Polícia Montada – RPMont – conseguiram deter dois suspeitos, depois de o carro ter capotado em uma valeta, no início da madrugada de sábado. Anderson de Lima Pedroso Miranda, 18 anos, o `Zoinho`, ficou preso nas ferragens e morreu depois de ser levado ao hospital. José Roberto Nanon, 20, foi levado à Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos e autuado em flagrante e um garoto, de 17 anos, que conduzia o táxi, foi encaminhado à Delegacia do Adolescente.
O taxista dirigia o Santana, placa AHM-3973, quando recebeu à chamada de uma mulher no Solitude. A passageira disse que iria até o centro, mas mal o carro começou a andar, três indivíduos entraram, dizendo ir para a mesma direção. O taxista estranhou uma arma na mão do passageiro que sentara ao seu lado. `Vocês vão me assaltar?`, perguntou ingenuamente. `Você não se tocou ainda?`, foi a resposta. E a vítima ficou de motorista dos bandidos. Eles rodaram pelas ruas do bairro e pegaram mais dois comparsas. Eram oito dentro do carro.
Salvo
Os assaltantes mandaram o taxista ir para um lugar escuro, onde o puseram no porta-malas do veículo, depois de `limpá-lo` do dinheiro que carregava (55 reais), a jaqueta e os tênis. Dentro do compartimento, porém, ele conseguiu destravar a tampa e esperou a melhor oportunidade para saltar do carro. Em uma reduzida de velocidade, o taxista se libertou e, por sorte, encontrou um colega de profissão que o ajudou a ir até a BR-277, onde a Polícia Rodoviária Federal atendia a um acidente.
Enquanto isso, o cabo Moreski e os soldados De Sá e Cleverson, viram o Santana e suspeitaram ao ver tanta gente em seu interior. Quando os assaltantes perceberam a polícia empreenderam fuga, mas ao fazer o retorno no viaduto da BR-277, ainda no Solitude, o menor perdeu a direção e caiu com o carro em uma valeta.
Anderson tentou pular do veículo mas ficou prensado entre o barranco e a lataria, apenas com a cabeça para fora da água. Os outros dois ocupantes do táxi foram detidos pela PM, que encontrou um revólver, calibre 22. `Uma pistola, também usada pelos assaltantes foi levada pelo que conseguiu fugir`, relatou o policial, acrescentando que no momento do acidente só havia quatro pessoas no carro. Anderson foi retirado das ferragens pelos bombeiros e levado ao Hospital Cajuru, mas não resistiu aos ferimentos. Ainda de acordo com a PM, ele era acusado de ter praticado assaltos a ônibus naquela região.
Prisão
A jaqueta, parte do dinheiro e o celular pertencentes ao taxista foram recuperados. No mesmo horário em que os bandidos estavam com o táxi, um passageiro foi assaltado e deixado nu, no Uberaba, e relatou que havia sido um taxista quem o assaltara, mas não há confirmação se foram os mesmo indivíduos.
José Roberto foi levado à DFRV, disse que só estava junto com os outros e pretendiam ir a uma danceteria na Avenida Visconde de Guarapuava. Depois de os envolvidos serem ouvidos pelo escrivão Doroti, ele foi autuado em flagrante por roubo, pelo delegado Ivanick. (FS)