Detentos com autorização para sair para trabalhar da Colônia Penal Agrícola (CPA) foram presos sob suspeita de assaltar uma residência no bairro Portão, onde mantiveram uma família refém. A dupla e outro homem foragido foram capturados depois de perseguição e troca de tiros com policiais do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) no Capão Raso, na manhã desta quarta-feira (23).

continua após a publicidade

De acordo com o delegado Rodrigo Brown, do Cope, um dos suspeitos, Gilson Gruder, 38 anos, estava foragido e vinha sendo investigado há algum tempo. Nesta quarta, os policiais receberam a informações de que ele estaria escondido em uma casa no Capão Raso e foi organizada uma operação para prendê-lo. “Nesse meio tempo recebemos denúncia que ele cometeu um assalto a residência no Portão e, quando eles retornaram à casa os policiais estavam de campana e começaram a se movimentar para invadir”, explicou o delegado.

A esposa de Gilson percebeu a presença dos policiais e avisou os marginais, que vestiram coletes balísticos e se armaram novamente. Os bandidos fugiram em um CR-V e durante a perseguição bateram em mais de 10 veículos. Eles ainda atiraram contra os policiais e, no revide, Gilson foi baleado na cabeça e Wilson Candido da Silva, 37, no ombro. Os dois foram hospitalizados sob escolta policial e não correm risco de morrer. Nenhum policial ficou ferido. O terceiro suspeito, José Carlos Martins, 29, foi detido e encaminhado ao Cope.

Autorização

continua após a publicidade

José e Wilson são detentos da Colônia Penal Agrícola que possuíam autorizações falsas para sair para trabalhar durante o dia. “Estamos investigando como esses presos conseguem autorizações judiciais alegando trabalhar em locais que não existem e conseguem sair para cometer crimes. Depois voltam para a Colônia e, no momento em que a investigação chega até a identificação deles, alegam que estavam presos”, afirmou Rodrigo. De acordo com a polícia, o trio detido é suspeito de três assaltos a residências somente nesta semana.

Foto: Colaboração. Veja mais imagens na galeria.