É grave o estado de saúde do sargento Wellington Matos, da Rondas Ostensivas de Natureza Especial (Rone). Ele foi baleado durante uma tentativa de abordagem em Itaperuçu, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), por volta das 22h desta terça-feira (9). Um dos suspeitos morreu no revide.

continua após a publicidade

A abordagem aconteceu na Rua Edna Valente Cury, no Jardim Itaú. Conforme a Polícia Militar (PM), sargento e equipe tentaram abordar um jovem. O rapaz, identificado como Alan de Miranda, de 20 anos, sem que houvesse tempo para que os policiais reagissem, sequer acatou ao pedido do sargento e atirou contra os PMs.

O sargento Wellington Matos foi atingido na perna, por uma arma de grosso calibre. Encurralado, o rapaz tentou se esconder dentro de uma casa, trocou tiros com os policiais e foi morto neste confronto.

Por causa da distância da cidade, os policiais tiveram que pensar rápido para não perder o companheiro de farda. O sargento foi colocado numa viatura do município e os policiais encontraram as equipes do Siate no caminho. Wellington Matos foi encaminhado às pressas ao Hospital Evangélico, com risco de morte.

continua após a publicidade

O PM, segundo socorristas, foi colocado na viatura do Siate ainda consciente, mas no caminho ao hospital foi piorando e perdeu os sentidos. Acompanhados por um médico, os socorristas precisaram entubar o policial com a ambulância em movimento para garantir que ele chegasse vivo. O estado do policial é considerado grave e ainda corre risco de morte.

Doação de sangue

Nas redes sociais, amigos, colegas de farda e familiares já organizaram um pedido de doação de sangue para o sargento. Segundo o que foi divulgado, são necessários pelo menos 50 doadores de sangue tipo O- ou qualquer outro tipo de sangue.

continua após a publicidade

As doações devem ser feitas, das 7h30 às 18h30, em nome do sargento Wellington Matos, no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná, o Hemepar. O endereço é Travessa João Prosdócimo, 145, Alto da XV, Curitiba.

Presos

Em desdobramento a tentativa de abordagem, as equipes da Rone conseguiram prender duas pessoas no local do crime. Com estes dois homens, os policiais apreenderam uma espingarda, uma pistola e um colete balístico. Os presos e o que foi apreendido foram entregues à delegacia de Rio Branco do Sul.