Venda de imóveis

‘Sonhos Desfeitos’: Quadrilha aplicava golpes milionários em Curitiba

A Polícia Civil deflagrou nesta terça-feira (3) a operação “Sonhos Desfeitos” para desarticular uma quadrilha responsável por aplicar golpes milionários na venda de imóveis. Mais de cem casas e apartamentos foram negociados pelos suspeitos em Curitiba e Região Metropolitana (RMC). O prejuízo às vítimas ultrapassa R$ 5 milhões.

Foram cumpridos dois mandados de prisão, contra Cleiton Kaiser Vilaruel, de 36 anos, e Edson de Freitas Godoi, de 52. O líder da quadrilha, Valdecir de Oliveira Tecchio, 46, dono da construtora que aplicava o golpe, fugiu para Miami, nos Estados Unidos da América (EUA), e é considerado foragido.

Além dos mandados de prisão, foram expedidos quatro de busca e apreensão. Vários documentos foram recolhidos pelos policiais. O material deve ser analisado para encontrar mais provas para as investigações. 

'Sonhos Desfeitos': Quadrilha aplicava golpes milionários em Curitiba
Da esquerda para a direita, Valdecir, Edson e Cleiton. Foto: Divulgação

Como funcionava

A investigação começou há seis meses, quando as vítimas, os donos de imóveis, procuraram a Delegacia de Estelionato (DE). A quadrilha mantinha uma construtora, com sede em Curitiba, que fazia os empreendimentos imobiliários com recursos de empréstimos bancários. “Os apartamentos estavam vinculados à instituição bancária, mas os integrantes da quadrilha vendiam os imóveis e ficaram com o dinheiro. Resumindo: prejudicavam as pessoas e os bancos”, explicou o delegado Wallace de Oliveira Brito, da (DE).

Ainda de acordo com o delegado, os suspeitos chegaram a vender um mesmo apartamento para mais de uma pessoa. A suspeita é que tenham agido em Maringá, Foz do Iguaçu, Curitiba, Região Metropolitana, e em Santa Catarina. O delegado explicou que outras pessoas que tenham sido vítimas podem procurar a delegacia para registrar boletim de ocorrência. “Recuperar o dinheiro é mais difícil”.

Foragido internacional

A Interpol foi informada pela Polícia Civil do Paraná para auxiliar no cumprimento do mandado de prisão contra Valdecir. De acordo com o que foi apurado pelo delegado, o homem já teria morado nos EUA, de onde fugiu depois de dar um golpe em uma mulher que ele casou. 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna