Soldado do Exército é suspeito de ter atirado em estudante

A polícia aponta o soldado do Exército João Guilherme Correa, 18 anos, como o assassino da universitária Renata Waecheter Ferreira, 21. A jovem foi morta junto com o namorado, Bernardo Dayrell Pedroso, 24, na madrugada de 21 de abril, na BR-116, em Quatro Barras, depois de uma festa de apologia ao nazismo. A polícia também encontrou mais duas armas, que teriam sido usadas no crime.

Policiais do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) acharam, na manhã de sábado, um revolver calibre 32 e uma pistola 9 milímetros, em um córrego do Parque Barigui.

“A pistola foi usada pelo soldado, que matou a Renata. O revólver, não foi usado, mas pertencia a Gustavo”, afirmou o delegado Miguel Stadler. Gustavo Wendler, 21, foi outro dos seis detidos por envolvimento no duplo homicídio.

Segundo o delegado, depois da prisão, inclusive do líder do movimento neonazista no Brasil, Ricardo Barollo, 34, acusado de ser o mandante do crime, faltava descobrir outros detalhes. “Todos foram ouvidos, confirmaram que sabiam do plano de matar Bernardo”, relatou. Renata teria sido morta porque estava com o namorado.

Na noite de sexta-feira, foi encontrada a arma, que, de acordo com a polícia, foi usada por Jairo Maciel Fischer, 21, para matar Bernardo. Trata-se de uma pistola Hi Power calibre 9 milímetros, com o registro da Polícia Federal argentina.

País

O casal foi morto a tiros, por conta de disputa da liderança do movimento neonazista no Brasil, que tem como fundamento a segregação de negros, judeus e homossexuais.

Foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão, quando a polícia encontrou material de apologia ao nazismo. O grupo fazia planos para criar um país, o Neuland (nova terra, em alemão) e já tinha esboçado, em um caderno, suas bandeira e normas.

Também estão presos Rodrigo Mota, 19, e Rosana Almeida, 22. O delegado afirmou que as investigações continuam, pois existe a possibilidade do grupo ter feito outras vítimas, não só em Curitiba, mas também em outros estados.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna