Skinheads

Skinheads acusados de matar estudante serão julgados

Dois dos sete acusados de integrar uma quadrilha de ‘skinheads’ e matar o estudante Lucas Augusto de Carvalho, 18 anos, próximo ao Shopping Mueller, serão julgados por homicídio duplamente qualificado pelo Tribunal do Júri de Curitiba.

O crime aconteceu na tarde de 5 de setembro de 2010, na Rua Inácio Lustosa, no São Francisco. Fernando Sant’ana, conhecido como ‘Psycho’, 30 anos, e Gabriel de Oliveira Cata Preta, o ‘Gabriel Paulista’, 20, foram presos semanas após o assassinato e continuam na cadeia.

De acordo com a denúncia, o grupo ao qual eles pertencem ostenta sentimento de rixa e rivalidade com ‘punks’. Eles confundiram Lucas com outro jovem, que teria atacado um dos membros do bando, meses antes.

O estudante foi cercado pelos ‘skinheads’, após sair do shopping, e morto com sete facadas. Os marginais ainda roubaram um celular e a carteira da vítima, com R$ 250, documentos pessoais e cartões de crédito.

Foram denunciados, além de Gabriel e Fernando, Jean Michel Zampiva Mattos, o ‘Sombra’, 25, e Hugo Victor Moreira Soares. Os outros três envolvidos eram adolescentes. O processo foi desmembrado e Hugo já foi absolvido sumariamente. Jean Michel responde, mas ainda não foi pronunciado ao Tribunal do Júri.

Acusações

Testemunhas confirmaram nas audiências que Fernando, Gabriel e Jean Michel agrediram a vítima, embora ainda não esteja claro quem aplicou as facadas. Imagens gravadas pelo sistema de segurança da região confirmam a presença dos acusados próximo ao local do crime.

O juiz Plínio Augusto Penteado de Carvalho, do 1.º Tribunal do Júri de Curitiba, entendeu que há indícios suficientes de autoria e pronunciou Fernando e Gabriel por homicídio duplamente qualificado (motivo fútil e sem chance de defesa). O magistrado também determinou que ambos continuem presos.

Defesa

Fernando alega que agiu sem intenção de matar, já Gabriel afirma que não há provas de seu envolvimento no crime.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna