Seis homens foram presos e aproximadamente 20 toneladas de cabos de cobre de telefonia foram recuperadas pela Operação Rainha da Sucata, desencadeada na manhã de anteontem, em Curitiba e região, pela Delegacia de Furtos e Roubos (DFR), com apoio das demais unidades da Divisão de Crimes Contra o Patrimônio. Entre os detidos, está o gerente de uma empresa de reciclagem de São José dos Pinhais, onde foi apreendida grande parte do material.

continua após a publicidade

Segundo o delegado Amarildo Antunes, titular da DFR, os mandados de busca e apreensão foram cumpridos em 15 locais de reciclagem e em residências de Curitiba, Colombo, São José dos Pinhais, Mandirituba, Campo Magro, Almirante Tamandaré, Campina Grande do Sul e Piraquara. “O prejuízo para sociedade quando uma rede dessas deixa de funcionar é incalculável e prejudica os usuários dos serviços de telefonia celular, por exemplo”, disse o delegado.

Baterias

Também foram apreendidos sete baterias de torres de transmissão (que são revendidas para equipar som de carros) e um revólver 32. Foram presos por receptação qualificada: Célio Alves Moreira, 44 anos, Fábio Zelaski Alves, 27 anos, o gerente Fábio Medina Alberto, 32 anos, Edvaldo Fortunato, 39 anos e Oswaldo Aparecido de Lima, 47 anos. Rogério de Oliveira, 41 anos, foi preso com a arma, mas pagou fiança e foi liberado.

continua após a publicidade

Gabriel Ribeiro de Campos, diretor de relações internacionais da Oi, explicou que só no mês passado, foram 98 furtos na capital e 179 na região metropolitana. O número corresponde a 27% dos casos registrados no Brasil no mesmo mês. No ano passado, a Oi registrou 665 casos de furtos em todo o Paraná.