Cerca de 80 pessoas tentaram ocupar um terreno da prefeitura de Curitiba, na madrugada de ontem. Sete delas foram presas por guardas municipais e o restante fugiu do local. O terreno se localiza na Rua João Dembinski, no bairro Fazendinha, em frente a outro terreno – particular – que também foi ocupado por algumas famílias em setembro do ano passado.

continua após a publicidade

Segundo o secretário de Defesa Social de Curitiba, coronel Itamar dos Santos, as pessoas foram detidas porque resistiram à orientação dos guardas para que se retirassem e insistiram na ocupação. Todos foram encaminhados ao 8.º Distrito Policial de Curitiba.

“Eles estavam armados com foices e facões. Seis foram liberados, mas vão responder na Justiça. Um deles era procurado pela polícia, havia três mandados de prisão contra ele, um por homicídio, outro por roubo e mais um por receptação”, informou o secretário. Pelo menos quatro viaturas da Guarda Municipal fazem patrulhamento na região. Uma delas está permanentemente no terreno.

Santos não soube precisar se as pessoas que invadiram o terreno na madrugada de ontem pertencem ao grupo que está na calçada da João Dembinski há três meses. O coronel também não soube informar a origem dos invasores. Este grupo que ocupava o terreno particular antes de ocupar a calçada foi retirado de lá – por força de uma reintegração de posse – no dia 23 de outubro do ano passado.

continua após a publicidade

A prefeitura conseguiu na Justiça a autorização para realizar a reintegração de posse da calçada, porém a Polícia Militar ainda não decidiu quando isso será feito.