Sete pessoas morreram e outras 29 ficaram feridas na madrugada de ontem em um acidente envolvendo dois ônibus na altura do km 371 na BR-369, entre os municípios de Campo Mourão e Mamborê, no noroeste do Estado. Uma das vítimas fatais é o ex-jogador da Seleção Brasileira de Handebol e atual técnico da equipe júnior de Chapecó (SC), Cláudio Brito, de 40 anos. Ele disputou os Jogos Olímpicos de 1992, em Barcelona. A equipe treinada por Brito ia de microônibus para participar do campeonato brasileiro da categoria, em Maringá.
O acidente ocorreu por volta das 3h15 da manhã, quando o veículo que levava os atletas bateu de frente com outro ônibus que transportava um grupo de sacoleiros até Foz do Iguaçu. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) chovia na hora e o ônibus dos sacoleiros invadiu a pista oposta. Como os dois motoristas morreram, a PRE ainda investiga a causa do desastre. Após a colisão, o Vectra placa CFR-5200, de São Paulo, que vinha em alta velocidade, atropelou dois atletas que saltaram do ônibus para pedir socorro. Um deles morreu na hora. Já o jovem William Wagner, 18 anos, foi levado ao Hospital Pronto Socorro de Campo Mourão, onde, até a noite de ontem, estava internado na Unidade de Terapia Intensiva em estado gravíssimo. O motorista do carro fugiu, deixando o veículo no local. A PRE ainda não o havia identificado até o fechamento desta edição.
Dos ocupantes do veículo de Chapecó morreram o motorista, Marcezan Elizandro Geremias, 32 anos, e outros três jogadores – Alexandro de Souza, 19, Joel Carlos da Silva Farias, 20, e Guilherme Lorenzeti Rota. Entre os ocupantes do ônibus de sacoleiros morreram o condutor Nivaldo Pacheco de Oliveira, 57, e Vicente Teodoro dos Santos, 62. Os corpos das vítimas foram levados para o Instituto Médico Legal de Campo Mourão. Quatro feridos permaneciam até ontem internados em observação no Hospital Pronto Socorro de Campo Mourão. São eles Maria do Carmo Oliveira, Francisco Silva Souza, Gloria Assunção Benites, Elisabete Gomes da Silva e Eliakin Nolan. Os outros feridos foram liberados.
A abertura do Campeonato Brasileiro Júnior de Handebol, que aconteceria hoje, foi adiada para amanhã. Na tarde de ontem foi realizado um culto ecumênico em homenagem às vitimas.