O km 443 da PR 151, rodovia que liga os estados do Paraná e Santa Catarina, foi cenário de sucessivos acidentes na manhã deste domingo (11). Por volta das 5h30, um Celta com placas de Pinhais e um Uno com placas de São Mateus do Sul bateram frontalmente. Uma carreta com placas de Carazinho (RS) tentou desviar e acabou tombando em seguida.
Para completar a série de tragédias no local, a primeira equipe do Corpo de Bombeiros (Cobom) de São Mateus do Sul, que foi acionada para retirar uma pessoa presa nas ferragens do Uno, foi atingida por um caminhão Mercedes Bens, também com placas de Carazinho. Com o choque, o bombeiro Sandro Carlos Borde, de 35 anos, morreu na hora.Os outros três integrantes da guarnição ficaram feridos, mas não correm risco de morte.
Ao todo, nove pessoas ficaram feridas. Segundo o sargento do Cobom de São Mateus, Giovani Giacomini, o motorista do Celta foi encaminhado para Curitiba, uma vez que ele reside em Pìnhais. Dos três bombeiros que sobreviveram somente Edivaldo da Silva Ferreira foi conduzido ao hospital de Palmeira para ficar em observação.
Os outros seguiram para o Pronto-Socorro de São Mateus do Sul, assim como os quatro integrantes do Uno e o motorista da carreta que tombou. Já o motorista do caminhão Mercedes Bens foi conduzido para delegacia de São Mateus do Sul. Segundo o posto da Polícia Rodoviária Estadual (PRE-PR) em São Mateus do Sul, o caminhoneiro não estava alcoolizado e colidiu contra os bombeiros por conta das péssimas condições de visibilidade causadas pela forte neblina.
Enterro será em Irati
O corpo do bombeiro Borde foi para o Instituto Médico Legal de Ponta Grossa (IML) e, após o reconhecimento, seguirá para ser sepultado em Irati, uma vez que o soldado residia com a esposa e dois filhos a no município.