Pelo buraco com um palmo
de largura, seis homens escaparam.

Pelo menos dois dias de trabalho intenso significou a liberdade para seis detentos do 12.º Distrito Policial, em Santa Felicidade. Sem serem notados, os presos cavaram um túnel e escaparam através do pátio interno da delegacia às 2h45 de ontem. Exatamente um dia depois de fuga semelhante ocorrida no 11.º Distrito, na Cidade Industrial de Curitiba. Até o início da tarde de ontem nenhum evadido da delegacia de Santa Felicidade havia sido recapturado.

A escavação começou pelo ralo de uma cela improvisada do 12.º DP. Trata-se de um cômodo anteriormente utilizado para abrigar presos provisórios. “Face à superlotação, tivemos que transformá-lo em cela”, disse o delegado Rubens Recalcatti. Até quinta-feira havia no distrito 35 detentos num espaço em que só cabem 16.

Trabalho

Os presos arrancaram o ralo, arrebentaram o piso e lentamente fizeram um túnel estreito, de um metro e meio de comprimento. “Incrível como conseguiram passar por ali”, falou Recalcatti. O buraco aberto terminava no jardinete que fica em frente à delegacia. Os dois policiais de plantão só perceberam a fuga quando o alarme interno soou e os fugitivos já estavam longe.

Havia sete presos na cela especial e apenas um, que está prestes a reverter o processo e sair, resolveu ficar. Estão nas ruas Luiz Carlos Leandro Sobrinho, 42 anos; Daniel Víto Borges, 19, e Josiney de Souza Flores, 27, presos por assalto; Ezequiel de Castro Cardoso, 33, por furto; Moisés da Silva Alves, 37, por furto e estupro; e Marcelo Roberto da Silveira, 24, vulgo “Catarina”, por homicídio e roubo. Segundo Recalcatti, esta foi a primeira fuga desde que assumiu o 12.º DP, há quatro anos e meio.

Apanhados dois do 11.º DP

Aos poucos a polícia está recapturando os fugitivos do 11.º Distrito Policial (CIC) que conseguiram escapar da carceragem durante a madrugada da última quinta-feira. Dois presos foram detidos: Ubiratan Aurélio Fagundes, localizado na Vila Nossa Senhora da Luz e Paulo Roberto Pereira da Cruz, preso no Santa Cândida. No total, 20 internos haviam conseguido escapar e, até ontem sete já tinham retornado para o “xadrez”.

A fuga aconteceu por volta das 2h. Os homens escavaram um túnel a partir do vaso sanitário de uma das celas. Dos 24 presos que dividiam o local – que tem capacidade para abrigar apenas oito – 20 deles conseguiram fugir.O “mini-presídio” do 11.º DP tem nove celas, mais sete delas estão em reparos por causa de depredações anteriores, inclusive a cela onde ocorreu a fuga. Segundo o delegado Sérgio Taborda, o “solo parece um “queijo suíço” , por escavações feitas em fugas anteriores”, contou.

continua após a publicidade

continua após a publicidade