Embora o centésimo assassinato seja um indicador da violência em São José dos Pinhais, a marca não reflete aumento da criminalidade. No ano passado, esse índice foi atingido em 10 de junho, mais de dois meses antes.

continua após a publicidade

Em meados de agosto de 2010, o município registrava 135 mortes. Este ano, houve redução de 26%. Levando em conta sua população, a cidade não está entre as mais violentas da região metropolitana.

Para o superintendente Clóvis Pinheiro, da delegacia local, a queda é reflexo do trabalho das polícias Civil e Militar, que contam com apoio da Guarda Municipal. “Existe um forte trabalho de prevenção e, aqui na delegacia, elucidamos cerca de 70% dos homicídios”, afirmou o policial. “Com a prisão dos assassinos, conseguimos diminuir a violência na cidade”.

Perfil. O levantamento exclusivo do Paraná Online revela que foram 88 homens e 12 mulheres assassinadas. Quase 50% das vítimas tinham menos de 26 anos. Apenas duas pessoas foram mortas em confrontos com a polícia, o restante foi vítima de homicídio, latrocínio ou lesão corporal seguida de morte. Entre as regiões mais violentas estão Guatupê, Borda do Campo e Jardim Ipê. Abril foi o mês com mais assassinatos no município, e julho, o menos violento.

continua após a publicidade