Alterado e aparentemente alcoolizado, um homem conhecido como Valdir saiu de casa armado, no início da noite de ontem, com a ideia de matar alguém. No meio do caminho, encontrou Alan Ricardo Morais de Souza, 19 anos, que ao lado da esposa havia deixado a residência do pai. Sem motivo, Valdir disparou vários tiros em Alan, que morreu em um quarto da casa dos pais, na Rua São Francisco Xavier, Vila Militar, Pilarzinho, quando tentava fugir do assassino.
Segundo testemunhas, Valdir, morador do Jardim Kosmos, foi visto atirando a esmo no bairro e dizendo que ia meter bala em quem cruzasse o seu caminho.
Por volta de 19h30, Alan voltava a pé com a esposa para o Jardim Kosmos, onde mora, depois de comemorar o Dia dos Pais com a família, quando encontrou Valdir. Ao perceber que Valdir estava armado, Alan e sua mulher retornaram para a casa. Desesperada, a mãe de Alan telefonou para a Polícia Militar, informando que o filho estava sendo perseguido. Valdir invadiu o terreno, atirou e matou o cachorro do pai de Alan, e em seguida, invadiu a residência atrás do rapaz, que entrou no quarto.
A vítima tentou fechar a porta, mas o assassino entrou e disparou pelo menos três tiros nele, que morreu em cima da cama. Segundo a investigadora Célia, da Delegacia de Homicídios, várias cápsulas de pistola calibre 380 foram recolhidas pela perícia dentro e fora da casa.
Policiais do 12.º Batalhão fizeram patrulhamento à procura de Valdir. Segundo o soldado Kaminski, ele estava escondido num matagal do Parque Tingui.