“Pirataria” era negociada na
feira de inverno.

A Delegacia do Consumidor (Delcon) apreendeu na tarde de ontem mais de 500 peças de roupas e cerca de 300 pares de tênis falsificados, que estavam sendo comercializados na Feira de Inverno, realizada na Marumbi Expocenter, na Avenida Wenscelau Brás, Vila Lindóia. A delegada Valéria Padovanni de Souza, titular da Delcon, disse que todo o material foi apreendido em duas lojas. “Quando os policiais começaram a verificar os produtos, os outros comerciantes fecharam suas lojas”, contou.

Ela disse que a operação é uma continuidade do combate à pirataria. “Todos os dias retiramos de circulação produtos falsificados. Na semana passada visitamos uma loja de calçados no Sítio Cercado e encontramos cerca de 250 tênis falsificados, principalmente de marcas famosas como Nike, Reboock e Reef. Muitas vezes os consumidores compram sem saber que essas mercadorias não são originais”, alertou a policial. Ela salientou que o comerciante que vende produtos falsos pode ser enquadrado por uso indevido da marca e por lesar o consumidor. A pena prevista é de dois a cinco anos de detenção.

Valéria avisou que a operação ao combate da pirataria continua e outras lojas serão visitadas pelos policiais da Delcon. “Inclusive pretendemos voltar à feira e verificar se outras lojas estão revendendo mercadorias falsificadas.” Segundo a policial, ao exibir o nome da grife na roupa ou no calçado, o fabricante e o comerciante estão induzindo o consumidor a erro, já que muitas pessoas pensam que estão adquirindo um produto de determinada marca e nem sempre o material é de boa qualidade.

continua após a publicidade

continua após a publicidade