Dois cruzamentos importantes do Boqueirão amanheceram com os semáforos desligados nesta terça-feira (27) porque marginais roubaram o cabeamento para vender os fios de cobre.
A situação é frequente e além de deixar o cruzamento vulnerável, gerando alto risco de acidentes até a chegada de funcionários da Setran, causa prejuízos cada vez maiores.
Os ladrões destruíram as estruturas de concreto que protegem os cabos, puxaram o que puderam e descartaram os fios que não tem valor comercial. Os ataques foram na esquina da Avenida Marechal Floriano Peixoto com a Rua Salvador Ferrante, e no cruzamento da Rua Tenente Francisco Ferreira de Souza com a Coronel Luiz José dos Santos, provavelmente durante a madrugada.
Eles fugiram levando vários metros de fios com cobre protegidos por uma camada de borracha. Os semáforos do segundo cruzamento voltaram a funcionar ainda pela manhã, e o da Marechal apenas durante a tarde. O trecho entre a rápida e a Marechal da Rua Salvador Ferrante ficou interditado.
Para separar os materiais eles queimam os cabos e vendem apenas o cobre, que é muito valorizado no mercado de recicláveis. As empresas começaram a colocar rastreadores nos cabos e alarmes nas centrais, para tentar se defender destas ações criminosas e prender em flagrante os ladrões.
No 7º Distrito Policial, responsável pela região do Boqueirão, pelo menos dois boletins de ocorrência de furtos de cabos são registrados todo mês. Os funcionários da Urbs relatam que o número é muito maior: Apenas na última semana, o mesmo cruzamento da Rua Tenente Francisco Ferreira de Souza já havia sido atacado outras duas vezes.
A polícia orienta a população a denunciar através do telefone 190 caso perceber qualquer pessoa que não esteja uniformizada destruindo caixas de telefonia ou tampas de concreto nas calçadas, já que são os próprios moradores da região que serão prejudicados com falta de energia, bloqueio de ruas para conserto das centrais ou semáforos desligados.