Visitantes do Passeio Público ouviram uma voz pedindo socorro vindo do chão e avisaram os bombeiros e a Polícia Militar, às 11h40 de ontem. Um homem, que se identificou como Paulo César de Farias, aparentando 35 anos, ficou preso na galeria pluvial há mais de dez horas.
A equipe do 12.º Batalhão da PM bloqueou o trânsito na Rua Luiz Leão e desviou o tráfego na Avenida Presidente Carlos Cavalcanti para que os bombeiros fizessem o resgate.
Parte do bueiro foi quebrada e Paulo foi içado por cordas. A vítima estava pálida e molhada, com hipotermia e fratura no punho esquerdo. “Ele estava consciente e ajudou no resgate. Atendeu a todas as nossas orientações. Ele é magro e baixo, só por isso conseguimos retirá-lo por aqui”, explica o capitão Pedro Malacrida, dos bombeiros. O rapaz foi encaminhado ao Hospital do Cajuru, pelo Siate.
Um amigo da vítima relatou aos bombeiros que Paulo bebia com ele e outras pessoas quando caiu no Rio Belém, nas proximidades, e foi arrastado. “Não sabemos exatamente se ele caiu ou se entrou por algum lugar da galeria”, ressalta Malacrida.
Outros
Em setembro de 2010, Joel Ramos Valtrique, 32 anos, se perdeu nas galerias pluviais e só foi localizado por que uma moradora da Vila Guaíra. Em 2008, uma mulher passou seis horas nas galerias fugindo de traficantes. Luci Machado Santana, 26 anos, foi resgatada por bombeiros em um bueiro na Avenida Visconde de Guarapuava.