Durante a formatura de 1,5 mil policiais militares, ontem, o secretário da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César, apresentou os números da criminalidade no Paraná neste primeiro trimestre.
Segundo os dados oficiais, o número de homicídios dolosos (com intenção de matar) registrados no Estado, nesse período, teve redução de 21,08% em relação ao mesmo período do ano passado.
Pelo relatório, foram registrados 790 assassinatos de janeiro a março, contra 1.001 mortes no começo de 2010. “A queda interrompe a curva constante de crescimento desse tipo de crime que era verificada desde 2004”, disse Almeida César.
Ele ressaltou que os índices de homicídios costumam ser maiores nos primeiros meses do ano. Em 2010, 30% do total de assassinatos ocorreram no primeiro trimestre.
Em Curitiba, o número de assassinatos registrados teve redução de 21,25%. Foram 189 mortes, 51 casos a menos que no mesmo período do ano passado, segundo a Secretaria da Segurança Pública (Sesp). Nas cidades do interior do Paraná a redução no número de crimes foi de 19,96%, o que representa 95 casos a menos.
Patrimônio
De acordo com os dados da Sesp, os indicadores de roubos e furtos também acompanharam a tendência de queda, com redução, respectivamente, de 10,42% e 5,50% no Estado.
No primeiro trimestre, foram registrados 13.813 roubos, 1.606 a menos que no mesmo período do ano passado. Com relação aos furtos, foram registrados 36.609, contra 38.738 nos três primeiros meses de 2010.
“As mudanças de comandos e chefias de subdivisões policiais deram novo ânimo ao efetivo”, comentou Almeida César. Ele ressaltou, contudo, a necessidade de recompor a estrutura de segurança pública urgentemente. “Vamos contratar mais profissionais, capacitá-los e equipar as polícias Civil e Militar para manter esses números em queda”.
RMC com menos crimes
Redação
Anderson Tozato |
---|
Comparação é entre os primeiros trimestres de 2010 e 2011. |
A queda percentual dos índices de criminalidade pode ser observada na capital, região metropolitana e no interior. A maior delas foi observada nos 22 municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), que teve redução de 22,81% dos índices.
No período analisado, foram registradas 220 ocorrências na RMC, 65 a menos que no mesmo período do ano anterior. Em Curitiba, o número de assassinatos registrados teve redução de 21,25%. Foram 189 homicídios, 51 casos a menos que no mesmo período do ano passado.
Trabalho
“Essa queda se deve à motivação que os policiais estão encontrando”, afirma o delegado-geral da Polícia Civil, Marcus Vinicius Michelotto. “Realizamos semanalmente a Operação Vida, com cerca de 200 policiais militares, helicópteros e 60 viaturas”, explicou o comandante-geral da PM, coronel Marcos Teodoro Scheremeta.
Paraná Online tem outra estatística
Marcelo Vellinho
A queda no índice de violência, em Curitiba e região metropolitana, já havia sido revelada pelo Paraná Online – na edição de 7 de abril – com base em levantamento exclusivo realizado a partir do acompanhamento diário dos assassinatos.
De acordo com os números apurados pela reportagem, houve redução de 25% no número de crimes fatais, na comparação com o primeiro trimestre do ano passado.
De acordo com o mapa da violência do Paraná Online, foram, 447 assassinatos na Grande Curitiba, nos primeiros três meses. O número é maior que os 409 divulgados pela Sesp.
A diferença se dá em razão dos critérios adotados pelo jornal e pelo órgão do governo. A Sesp contabiliza apenas homicídios dolosos (com intenção de matar), enquanto o jornal inclui latrocínio (roubo com morte), lesão corporal seguida de morte, homicídio culposo e confrontos com a polícia.