Pela terceira vez em menos de um ano, policiais da Delegacia de Furtos e Roubos prenderam Valdir Hirt, 54 anos, acusado de ser o “rei” dos desmanches de caminhões. Ele estava com mandado de prisão decretado pela Justiça e foi preso na noite de domingo, na Praça dos Menonitas, no Boqueirão.
O delegado Hamilton Cordeiro da Paz, titular da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos, informou que a polícia estava “caçando” Hirt há muito tempo e, no domingo, recebeu uma informação de que o acusado estaria naquela praça. Policiais da especializada foram até lá e aguardaram a chegada de Hirt, que recebeu voz de prisão.
Desmanche
Hamilton salientou que as investigações continuam no sentido de prender outras pessoas acusadas de envolvimento na quadrilha de desmanches de caminhões. Ele adiantou que são seis quadrilheiros, entre eles Diogo Hirt (filho de Valdir) e Hélio Gogola, que estão sendo procurados. “Além de receptadores temos que prender as pessoas que roubam e furtam estes veículos, para depois revenderem para desmanches”, afirmou o policial.
De acordo com o delegado, só neste ano foram localizados dois desmanches que pertenceriam a Valdir. O último deles foi “estourado” em fevereiro, quando os policiais flagraram veículos sendo desmontados em um barracão, na Rua Alino Niquele, no Umbará. Foram localizados dois caminhões roubados, totalizando 14, em quatro desmanches que seriam de propriedade de Hirt.
Outra prisões
Valdir Hirt, 54 anos, foi preso duas vezes em um período de quatro meses. No dia 3 de maio do ano passado ele foi surpreendido em um barracão, na Rua Alton Tchion, no Xaxim. No local, foram apreendidos três cabinas de Mercedes-Benz desmontadas e três caminhões. Valdir foi conduzido à Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV) e ficou recolhido até o dia 12 de junho, quando a Justiça concedeu-lhe o alvará de soltura.
Ele ficou em liberdade até o dia 25 de setembro do ano passado, quando foi surpreendido por policiais da DFRV, em um desmanche de caminhões em Araucária, na Rua Marcelino Jacinski. Lá, a polícia encontrou três caminhões, dois furtados e um roubado. Novamente, por uma decisão da Justiça, ele foi colocado em liberdade.
No dia 4 de janeiro, policiais da mesma delegacia localizaram outro desmanche, do qual Valdir Hirt é apontado como proprietário. O delegado solicitou às pessoas que souberem do paradeiro dos outros acusados de integrar a quadrilha ou souberem de locais semelhantes, usados para pratica de crimes, que entrem em contato com a delegacia, através do telefone 329-6744.