O feriado do Dia do Trabalho começou com mortes nas estradas paranaenses. Desde o final da tarde de quarta-feira (30), véspera do feriado, até o final da tarde de ontem, pelo menos sete pessoas já haviam morrido em BRs do Paraná, somando os dados divulgados pelas polícias rodoviárias Estadual (PRE) e Federal (PRF). Os acidentes mais graves aconteceram nas regiões de Candói, Centro Sul do Estado, e Ibiporã, no Norte.

continua após a publicidade

Nas rodovias de responsabilidade da PRF, o acidente de Candói, que envolveu três carros de Cascavel Numa colisão frontal e resultou na morte de quatro pessoas, foi o único grave registrado desde quarta-feira até ontem. Aconteceu por volta das 18h, no quilômetro 386 da BR-277, local onde a pista é simples. Benedito Américo de Lima, 54 anos, Maria Ferreira Gonçalves, 57, Iraci de Lima Ferreira, 46, além de uma criança de quatro anos, morreram na hora. Eles estavam Num veículo que levava seis ocupantes, sendo que os outros dois sofreram ferimentos graves. Outras duas pessoas de outro carro sofreram ferimentos leves.

Já a PRE registrou, desde as 18h de quarta até o final da tarde de ontem, 51 acidentes com três mortos e 29 feridos. O acidente mais grave foi no quilômetro 112 da BR-369, por volta das 21h30 de anteontem. A colisão envolveu um carro da cidade de Uraí e um caminhão de Curitiba. David de Oliveira Piedade, 30 anos, e Tatiane Lourenço Bergamini, 15, ocupantes do carro, morreram na hora. Os dois ocupantes do caminhão foram levados para o hospital com ferimentos leves.

O número de mortos registrados pela PRE neste início de feriado já é a metade da quantidade de todo o feriado de 2007, quando o Primeiro de Maio caiu numa terça-feira, contando também quatro dias de operação das polícias nas estradas.

Movimento

continua após a publicidade

Embora o feriado tenha começado violento, o movimento nas estradas foi menor que o usualmente registrado. Na BR-376, que dá acesso ao litoral de Santa Catarina, o horário de maior movimento foi durante a noite de quarta-feira, com média de 1,7 mil veículos/hora. Nas vésperas de feriado, este número chega a 3 mil. Ontem pela manhã, movimento ainda menor: cerca de 900 veículos/hora.

Já na 277, que dá acesso às praias do Paraná, a expectativa da concessionária Ecovia era de que nove mil carros descessem a serra ontem, mas o número não chegou a sete mil. O pico de movimento foi de 600 veículos/hora, sendo que o esperado era 1,5 mil. De acordo com a PRF, o movimento menor que o esperado teve a ver com o feriado ser cortado por um dia útil e também com o tempo ruim no Estado.

continua após a publicidade