Policiais do Batalhão de Polícia Ambiental/ Força Verde, juntamente com fiscais do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), apreenderam nesta segunda-feira (04) uma rede de pesca instalada na orla do balneário de Atami, – município de Pontal do Paraná – em área destinada aos banhistas.

continua após a publicidade

O infrator armou a rede dentro dos cinco metros em que é proibida a pesca para evitar acidentes com pessoas que tomam banho de mar, bem como para proteger espécies que se reproduzem próximo à costa como, por exemplo, tartarugas e peixes.

O pescador – morador de Atami – foi levado pela polícia ambiental para assinar o auto de infração lavrado na sede do IAP de Matinhos e pagará multa de R$ 700 mais R$ 100 para cada quilo de peixe encontrado na rede. O equipamento de pesca e peixes foram apreendidos.

Balanço

continua após a publicidade

Desde o início da Operação verão 2009/2010, equipes do IAP e Polícia Ambiental estão fiscalizando a pesca predatória no Litoral, tanto na orla como em mar aberto. A equipe de fiscalização aquática já realizou 39 abordagens de embarcações encontradas dentro da primeira milha – área medida a partir da costa, onde é proibida a pesca com o uso de redes para proteção das espécies.

No dia 30 de dezembro, a equipe de fiscalização aquática do IAP e Força Verde apreendeu uma embarcação que fazia a pesca de arrasto em local proibido. Ao todo, foram apreendidos 570 quilos de camarão que foram doados a Instituições de caridade de Paranaguá.

continua após a publicidade

As fiscalizações acontecem diariamente, na orla e em mar aberto. Segundo o secretário do Meio Ambiente, Rasca Rodrigues, a primeira fase do trabalho envolve a orientação e notificação dos pescadores amadores e profissionais – encontrados em alto-mar e nas baías de Guaratuba, Paranaguá, Antonina e Guaraqueçaba.