Um grupo de 73 pessoas foi libertado nesta segunda-feira (21), depois de permanecer 23 horas refém de 175 detentos do Centro de Triagem do Sistema Carcerário de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande. No total, 77 pessoas – 67 mulheres e 10 homens – foram surpreendidos ontem às 12h30 com a ordem de "daqui ninguém mais sai", dada pelo preso Augusto César Souza, 43 anos, líder da rebelião. Antes do fim da rebelião, quatro reféns já haviam sido libertados.
As negociações atravessaram a noite. Nesta segunda-feira (21) às 11h30, 40 soldados da Polícia Militar entraram no Centro de Triagem e libertaram os reféns. Segundo o capitão Franco Alan, da Companhia Independente de Gerenciamento de Crises, que comandou a operação, a rebelião começou logo após a tentativa de fuga de seis presos, frustrada pela PM.
Ele garantiu que ninguém ficou ferido. Três pessoas se sentiram mal e receberam cuidados médicos na Santa Casa. Houve também uma que saiu desmaiada do centro de triagem, mas foi atendida pelo Corpo de Bombeiros e se recuperou.
No final, o batalhão de choque da PM fez vistoria nas celas, encontrando duas algemas, duas pistolas e várias facas, algumas artesanais.