Um grupo de 73 pessoas foi libertado nesta segunda-feira (21), depois de permanecer 23 horas refém de 175 detentos do Centro de Triagem do Sistema Carcerário de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande. No total, 77 pessoas – 67 mulheres e 10 homens – foram surpreendidos ontem às 12h30 com a ordem de "daqui ninguém mais sai", dada pelo preso Augusto César Souza, 43 anos, líder da rebelião. Antes do fim da rebelião, quatro reféns já haviam sido libertados.

continua após a publicidade

As negociações atravessaram a noite. Nesta segunda-feira (21) às 11h30, 40 soldados da Polícia Militar entraram no Centro de Triagem e libertaram os reféns. Segundo o capitão Franco Alan, da Companhia Independente de Gerenciamento de Crises, que comandou a operação, a rebelião começou logo após a tentativa de fuga de seis presos, frustrada pela PM.

Ele garantiu que ninguém ficou ferido. Três pessoas se sentiram mal e receberam cuidados médicos na Santa Casa. Houve também uma que saiu desmaiada do centro de triagem, mas foi atendida pelo Corpo de Bombeiros e se recuperou.

No final, o batalhão de choque da PM fez vistoria nas celas, encontrando duas algemas, duas pistolas e várias facas, algumas artesanais.

continua após a publicidade