O delegado Juraci Lopes de Souza, de Pitanga, esteve reunido ontem à tarde com o juízo e a promotoria da comarca. O objetivo era definir medidas para melhorar as condições da cadeia da delegacia do município. A superlotação das celas gerou uma rebelião entre os presos, na tarde de quarta-feira.
Num espaço projetado para 24 pessoas, a carceragem abrigava 41 presos. 16 deles já eram condenados pela Justiça, mas ainda não tinham sido transferidos para penitenciárias.
Após a confusão, alguns já foram recambiados a outras carceragens. Apenas 22 permanecem em quatro, das seis celas que existem na delegacia de Pitanga. As outras duas foram destruídas na rebelião. Nos próximos dias, os 22 remanescentes deverão ser transferidos às comarcas próximas, para reformas na cadeia.
Quebradeira
A rebelião iniciou na tarde de quarta-feira e durou algumas horas. Serrando grades e quebrando várias coisas pelo caminho, eles conseguiram chegar até uma porta, que leva ao pátio externo da delegacia. Só não escaparam porque a Polícia de Choque chegou na hora e os conteve.