Presos da Delegacia de Loanda (PR) fizeram uma rebelião na madrugada de ontem. Cinqüenta detentos tentaram escapar da carceragem. Impedidos pela Polícia Civil, começaram a quebrar as celas da cadeia. A Polícia Militar foi acionada para ajudar. Os presos foram contidos por volta das 7h30, sem que ninguém ficasse ferido.
O tumulto começou na antiga delegacia da cidade, que fica no centro. Por volta das 8h30 da manhã de terça-feira, os 31 detentos do local começaram a quebrar as grades das celas e as que davam acesso ao exterior. Contidos, os quatro líderes do motim foram levados a Nova Londrina, um foi solto e o restante teve que ser transferido às pressas para a nova delegacia, que já tinha sua capacidade de 24 detentos preenchida.
Às 4h de quarta-feira, começou uma tentativa de fuga, frustrada pelos agentes de plantão. Outros policiais civis e a PM foram acionados, inclusive com reforço de policiais de cidades próximas, como Paranavaí. Iniciou-se então um novo quebra-quebra, que só terminou na manhã seguinte. Todas as grades das seis celas da carceragem foram arrancadas. Os presos que tinham sido transferidos foram novamente levados à delegacia antiga. A guarda foi reforçada pela PM, que está ajudando até que reparos sejam feitos nos dois prédios. "Estamos aguardando a transferência de aproximadamente metade desses presos para Curitiba, pois estes já estão julgados e foram condenados. Assim evitamos novas rebeliões", afirmou o delegado regional de polícia de Loanda, Cleudison Moreira Tavares.