Rapaz ?passa a perna? até em advogado

Ele se diz cleptomaníaco, mas esta não é a mesma opinião de dezenas de vítimas que tiveram seus objetos e cartões de crédito e bancários furtados por Itanael Schalsinea Filho, 23 anos. Ele foi preso na última segunda-feira por policiais da Delegacia de Furtos e Roubos (DFR), quase dois anos depois de ter sido detido pelo mesmo crime.

De acordo com o delegado Rubens Recalcatti, titular da DFR, Itanel tem ?boa lábia? e conseguia ludibriar suas vítimas. Dizendo ser deputado, engenheiro, designer, e até mesmo piloto de avião, Itanael procurava alguns profissionais, na maioria advogados. Inventava histórias de que precisava fazer consultas sobre inventários, heranças recebidas ou processos de separação judicial, chamando a atenção do profissional. Assim que o advogado se afastava da sala para verificar alguma informação ou atender o telefone, ele furtava o que estivesse ao seu alcance. Desta forma conseguiu levar cartões de crédito e bancários, bolsas, laptops e celulares.

No último mês, várias pessoas procuraram a delegacia e registraram boletim de ocorrência. A forma como as vítimas foram lesadas chamou a atenção da polícia, que desconfiou que Itanael estava agindo novamente. O delegado mostrou a foto dele – do arquivo da delegacia – e pelo menos nove profissionais reconheceram o ladrão. Foi decretada a prisão preventiva do acusado e, no início da semana, Itanael foi encontrado caminhando pelas ruas do Centro Cívico.

Passado

Itanael foi preso pela primeira vez em dezembro de 2004. Naquela ocasião, a delegacia especializada já tinha imagens – gravadas por câmeras de vigilância – nas quais ele aparecia praticando furtos em escritórios. Na época ele alegou ser cleptomaníaco – argumento que não convenceu as vítimas nem a polícia. Itanael ficou algum tempo preso e, assim que ganhou a liberdade, voltou a agir. Outras pessoas que foram vítimas do ladrão podem denunciá-lo à polícia pelo telefone 3262-2800.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo