O trabalho em conjunto de investigadores da delegacia de Rio Branco do Sul e Almirante Tamandaré, com a colaboração de policiais militares do 17.º Batalhão, resultou na prisão de quatro indivíduos acusados de roubar e matar o motorista de ônibus Martinho Lara Bueno, 35 anos, há um mês, na zona rural de Rio Branco do Sul. O homem levou um tiro no peito, ao tentar escapar dos bandidos.

continua após a publicidade

De acordo com o superintendente Mendes, da delegacia de Rio Branco do Sul, o roubo foi planejado por Ismael Faria de Lara, 34 anos, que convidou Rudinei da Silva, 22; Jairo Machado, 21; e um adolescente, de 17 anos, para assaltar aposentados que iriam receber o benefício em 7 de agosto. Naquele dia, Rudinei foi até o terminal de ônibus do município de Itaperuçu e embarcou no coletivo, armado com um revólver, calibre 38, acompanhado do adolescente. Enquanto isso, Ismael e Jairo, armados com uma espingarda calibre 22, foram até uma estrada de terra, por onde o ônibus passaria, em Rio Branco do Sul.

Próximo ao local combinado, Rudinei deu voz de assalto e baleou o passageiro Paulo de Cristo, 43 anos, que tentou tomar sua arma. Depois de atirar, ele e o garoto desembarcaram, enquanto Jairo já estava próximo do veículo e Ismael aguardava os comparsas no carro dele, um Monza, para dar cobertura na fuga. Quando o adolescente estava prestes a descer, ele roubou R$ 190 do caixa e o motorista resolveu arrancar. Rudinei então atirou no peito de Martinho, que tombou morto ao volante, perdendo a direção. ?Por pouco o ônibus não cai em uma ribanceira. Tinha entre 20 e 30 passageiros, a maioria idosos ou aposentados?, contou Mendes. Depois disso o quarteto conseguiu fugir.

Presos

continua após a publicidade

As investigações duraram quase um mês, até que os policiais descobriram que Ismael estava envolvido no latrocínio. Sabendo que os pais dele moravam em Itaperuçu, na tarde do último domingo os investigadores do município, com o apoio do cabo Estevan e soldado Cleber, do destacamento de Rio Branco do Sul, detiveram o suspeito. Ele confessou o crime e entregou os comparsas, que moravam em Almirante Tamandaré.

No dia seguinte à prisão de Ismael, os investigadores Jurandir, Camil, Abdala e Carlão, da delegacia de Almirante Tamandaré, prenderam Rudinei, Jairo e o adolescente, que também confessaram o crime. O revólver, calibre 38, usado no crime, e a espingarda foram apreendidos. O passageiro que foi baleado passa bem.

continua após a publicidade