Sobe para quatro o número de mortes por afogamento no litoral do Paraná, apenas nas primeiras 43 horas do Carnaval. Por volta das 4 horas da manhã de ontem, na praia de Caiobá, Carlos Alexandre dos Santos, de 21 anos, entrou no mar e acabou se afogando. O Corpo de Bombeiros não soube dizer porque o rapaz entrou no mar de madrugada e nem se estava ou não acompanhado.
No domingo, o corpo de Carlos Alberto Gaesky, de 32 anos, foi encontrado por volta das 22h30, no Balneário Riviera. O homem estava desaparecido desde a manhã de sábado. No mesmo dia, pela manhã, os bombeiros resgataram o corpo de João de Oliveira, de 59 anos. Ele morreu afogado em Pontal do Paraná. A quarta vítima foi encontrada em Guaratuba. Trata-se de Leandro Mafra, de apenas 17 anos.
Segundo o Corpo de Bombeiros, ontem foram realizados 174 salvamentos, o maior número já registrado num única dia pela corporação. A principal causa dos acidentes é a falta de cuidado às recomendações dos bombeiros. "As pessoas entram no mar bem na frente da placa de perigo e longe dos postos de salva-vidas", conta o tenente Eduardo Gomes Pinheiro, relações-públicas do Corpo de Bombeiros. "Além disso, grande parte dessas pessoas se encontra alcoolizada."
Em todo o Carnaval de 2004, foram registradas apenas duas mortes por afogamento no Paraná. Na Operação Verão 2005, ocorreram 12. No ano passado, foram 15 mortes causadas por afogamento.